O que é Kung Fu?

Kung fu é um sistema de luta desenvolvida na china.Surgiu das observações dos animais. Porém, niguém sabe ao certo quando surgiu.Embora já tenha mais de 2.000 anos, a verdade nele continua novinha porque,vai se adaptando de tempos em tempos como uma arte tradicional.

A História do Kung Fu é cheia de muitas lendas e ciladas que tornam qualquer tentativa séria de transmitir uma história compreensiva e puramente factual quase impossível. A principal razão para isto é que a história de uma pessoa é a lenda de outra. Há muito poucas provas documentadas para sustentar qualquer história de Kung Fu, já que a maioria das histórias passam de pai para filho, oralmente, sem qualquer documentação escrita para comprovar. Sendo assim, tentarei cortar muito dos mitos e apresentar um relato claro. Se um relato for puramente lenda, será registrado como tal aqui.

OS PRIMORDIOS

Os primeiros registros fiéis de Kung Fu foram encontrados em ossos e cascos de tartarugas da dinastia Shang (1766-1122 a.C.), embora acredita-se que o Kung Fu se desenvolveu muito antes disso. Machados de pedra, facas e flechas foram desenterrados do período da China em recentes escavações. Na verdade, Huang-Ti, o terceiro dos Três Imperadores de Outono (embora alguns o considerem o primeiro imperador da China) usava espadas de cobre para o combate.

 

 

 

O NASCIMENTO DO WU SHU

Com o Kung Fu Shaolin firmemente plantado no solo da China, a arte diversificou-se em milhares de estilos familiares distintos.

Durante a dinastia Sung (960-1279 d.C.), houve um grande aparecimento da sociedade de Kung Fu, nem todas promovendo boas ações. Sociedades tais como os Dragões Negros ou as Tríades eram muito fechadas - quase como famílias. Seus objetivos iniciais não são claros, mas com o poder vem a corrupção, e muitas sociedades de Kung Fu voltaram-se para o crime. Não era raro encontrar um mestre de Kung Fu de uma determinada escola (kwoon) ou província vagando de vilarejo em vilarejo, testando sua habilidade. Muitas vezes havia duelos até a morte. Além de lutas mortais, havia muitas demonstrações públicas para atrair novos praticantes. De acordo com a crônica da capital de Kaifeng, estes "shows de rua" eram muito populares.

Na dinastia Ming (1368-1644 d.C.), o Kung Fu era conhecido historicamente como chi yung e a arte floresceu, especialmente no Sul da China. Os estilos de Shaolin do Sul concentravam-se no templo Shaolin, na província Fukien. Wang Lang da província de Shang-tung criou o famoso estilo Louva-a-Deus (Tang Lang), baseado nos movimentos do inseto de mesmo nome.

Os estilos da garça branca (pao-hoc) e do macaco (tsitsing pi qua) surgiram também. Talvez, o maior evento internacional durante este período tenha sido a introdução do Kung Fu no Japão. Ch'en Yuan-ping viajou ao Japão e introduziu o ch'in-na, uma forma de manipulação das juntas que acrescentou muito ao Jujutsu japonês. A maior documentação histórica desta era ocorreu quando Qi Jiguang, um conhecido general, compilou um livro tratando de 16 diferentes estilos de exercícios com as mãos desarmadas e umas 40 técnicas com lança e bastões de três partes. Ele criou também uma série completa de teorias e métodos de treinamento, dando assim grandes contribuições ao Kung Fu.

Quando os Manchus derrubaram a dinastia Ming em 1644, eles estabeleceram a dinastia Ch'ing, que caiu em 1911. O Kung Fu era chamado de pai ta, e 18 sistemas de armas para combate foram praticados. Sociedades secretas floresceram, especialmente a Sociedade da Lótus Branca, que era enfatizada no taoísmo. As sociedades da dinastia Ch'ing eram organizações que desejavam derrubar os Manchus ou afastar as influências européias ocidentasis de seu país.

Muitas sociedades ensinavam a seus membros que suas técnicas de Kung Fu os tornariam invencíveis, mesmo para balas de armas de fogo. Isto provocou a Rebelião dos Boxers (chamados "boxers" pelos estrangeiros, porque os chineses enfrantavam as balas desarmados). Naturalmente, mãos desarmadas não enfrentam balas, e a rebelião foi esmagada. Isto trouxe desrespeito para a validade do Kung Fu. Durante esta era, os métodos de Kung Fu interior (nei-chia) começaram a se tornar populares.

A era comunista foi introduzida depois da queda dos Manchus. O Kung Fu agora passava a chamar-se wushu ou kwo su. Poderosos chefes guerreiros, como Feng Yu-hsiang, treinavam seus soldados com Kung Fu, desenvolvendo muito respeito à arte.

Em 1949, a República Popular da China foi fundada, e muito tem sido feito desde então para promover o Kung Fu. Velhos métodos de luta voltaram a ser usados, e novos foram criados. Grupos de mestres foram formados para combinar e restabelecer vários métodos antigos, e o Wushu nasceu.

Só no final da década de 1960 que o Kung Fu começou a ser ensinado para os ocidentais, e arte se torna cada vez mais popular em todo o mundo.

 

 

Assim como os caracteres chineses escritos, o " Kung Fu Chinês " pode ser pictográfico. No estilo Shaolin de kung fu, por exemplo, há estilos de boxe dragão, tigre, pantera, serpente, e guindaste. O grande médico Hua To da Dinastia Oriental Han (25-220 D.C.) criou um estilo de artes marciais imitando interações entre um tigre, cervo, macaco, urso e pássaro. Tais estilos imitam as características especiais e as técnicas de ataque e defesa de diferentes animais e os incorpora em movimentos de boxe. Há também " pontuações " no boxe que, por exemplo, descreve o manejo de armas e equipamento. Estas pontuações, que empregam encantamentos com rima, ritmo e música, tornaram-se uma parte viva da moderna cultura na forma de arte de palco.

Há uma variedade infinita de estilos de " kung fu chinês ", mas eles podem ser grosseiramente divididos entre os estilos do norte e do sul, e os estilos internos e externos. Alguns dos estilos mais famosos inclui o Shaolin (do nome do templo em Honan onde foi desenvolvido), tai-chi-chuan (" boxe de grande limite "), Hsing-i (" formando uma idéia "), Oito Trigrams, Yung-ch'un (" canto de primavera "), Tantric, e Arhat.

O " kung fu chinês " é levado a sério tanto pelo governo como pelas pessoas da República da China. Artes marciais chinesas são um assunto exigido em toda classe de educação física. A Universidade de Cultura Chinesa tem uma seção especial de artes marciais em seu departamento de educação física para treinar os professores e profissionais no campo.

Há numerosas organizações de artes marciais privadas, como a Associação de Artes Marciais da República da China. Associações de artes marciais administradas por governos locais, como a do governo da província de Taiwan e dos governos dos municípios de Taipei e Kaohsiung, freqüentemente patrocinam atividades como seminários para os treinadores e árbitros, treinamentos para competições de artes marciais e competições de desempenho.

Internacionalmente, a Liga lnternacional de Artes Marciais Chinesas das quais a República da China é presidente, foi fundada em 1978. Atualmente possui 23 países membros e áreas: os Estados Unidos, o Reino Unido, França, ltália, Alemanha, Suécia, Holanda, Grécia, Bélgica, Áustria, Austrália, Canadá, Coréia, Japão, Filipinas, Singapura, Malásia, Tailândia, Indonésia, Hong Kong, Arábia Saudita, Venezuela e Argentina. Muitos países estão formando seus próprios capítulos. A cada dois anos, países membros se revezam para garantir uma competição de campeonato mundial em artes marciais chinesas.

 ARMAS DO KUNG -FU

 

Elas são tão importante para o atleta de Kung Fu quanto suas armas natuaris (pernas e mãos). Tradicionalmente as armas eram ensinadas aos praticantes que ja tinham um certo nível de habilidade em formas de mãos.

As armas devem ser uma extensão naural do corpo e devem ser utilizadas de acordo com as suas caracteristicas especifícas.

 

O Facão é chamado o marechal de todas as armas.

Ele é vigoroso e rápido em defesa e ataque assim é comparado a um "tigre feroz".

 

As técnicas principais do Facão incluem mudança, corte, furar, erguer, perfurar, bloquear, empurrar e bater. Quando você tem prática de facão a cooperação entre o facão e as mãos é muito importante e ambas as mãos têm que estar coordenadas para manter o equiíbrio. O Facão exige treinamento rigoroso e constante prática. O facão e o corpo também devem ser consistentes. O facão necessita sempre estar ao redor seu corpo, e suas mãos, pés, ombros, e braços viram junto com ele.

O San Tie Kan é uma das armas arquetípicas de kungfu. Sua criação é atribuída para o Primeiro Imperador de Song.

De acordo com lenda, o imperador tinha um bastão favorito que foi quebrado em três partes durante a batalha. Mas mesmo assim ele continuo a lutar e bater nos oponentes com os pedaços quebrados juntos.

O San Tie Kan hoje é feito de três cabos firmados junto através de ligações de corrente . O cabos normalmente tem rolamentos e borracha de espuma para facilitar a prática.

A espada imperial (espada reta) é chamada de o "cavalheiro de todas as armas". É amplamente usada e sua influência vai além do Wushu. Toda escola de Wushu usa a espada como a arma básica para treinamento rigoroso.

As espadas foram usadas originalmente na China em sacrificios a deuses ou antepassados. No período dos estados combatentes a espada imperial foi muito utilizada por toda a sociedade chinesa. A espada hoje em dia está ágil, elegante, fácil e graciosa. Os seus movimentos são flexíveis e variáveis e completam um ao outro. As técnicas principais incluem bater, perfurar, girar, erguer, saltar, cortar e lutar bloqueando e atacando..

O Bastão, sendo o instrumento mais fundamental de defesa, é conhecido como o pai de todas as armas. No Kung Fu é mais comum que o bastão vá até a altura das sombrancelhas, mas há muitas variações.

São construídos bastões de cera branca, madeira, e ocasionalmente ferro. Às vezes eles são aperfeiçoados com metal na ponta para aumentar o peso para treinar.

A lança é chamada de a rainha de todas as armas. É a principal arma longa de Wushu. A lança era a arma militar mais utilizada.antigamente e com isso sua técnica foi desenvolvida. As características principais da lança são flexibilidade junto com movimentos de corpo, leveza e agilidade, rapidez e firmeza em saltos e cambalhotas. Os movimentos são claros e o truques são práticos. A lança é comparada ao " dragão " voador. Praticar com lança é muito difícil, mas tem um grande efeito no fortalecimento físico.

As técnicas básicas de lança incluem estocar, empurrar, circular, bloquear, apontar, cutucar. Quando se pratica é aconselhável segurar a lança firmemente e flexibilidade dando estocadas rápidase focadas nos pontos vitais. Este é um das habilidades básicas importantes da lança. Quando segurar a lança, ela deve estar perto de sua cintura para apoio de forma se possa executar os movimentos mais facilmente.


Nunchaku


Leque


Punhais


Ho-Mei (Caneta Giratória)


Pu Dao


Kwan Dao

Outros Estilos Dentro do Kung-fu

Shuai Jiao

Os primeiros registros do Shuai Jiao datam de 2697 A.C. sendo utilizado pelo Imperador contra os rebeldes Chih-Yiu e seu exército. Além de ser uma das artes marciais mais antigas, acredita-se que tenha dado origem aos estilos modernos como Judô e Jiu Jitsu pois encontramos nelas os fundamentos básico como chutes, socos, técnicas de projeção e chaves de formas muito similares.

Assim como o moderno Judô ("caminho suave") o Suai Jiao já há muito tempo é baseado no princípio da alavanca e oportunismo; dispensa grande esforço físico e a técnica permite que qualquer pessoa, independente de força física, possa pratícá-lo como defesa pessoal de maneira realmente eficiente. Shuai Jiao é utilizado no treinamento de guarda costas do Imperador, academia de polícia da China e Taiwan e até mesmo pela policia do Texas - USA.

Hoje, na china, é incluído como modalidade desportiva, podendo ser o Shuai Jiao tradicional, que permite técnicas de projeção e chaves a ainda engloba técnicas de socos e chutes; e o Shuai Jiao desportivo, onde permite-se projeção e chaves apenas. O uniforme tradicional lembra um kimono, de mangas curtas. Diferente do Judô, a maioria das técnicas de chaves e projeções independem do uso deste "kimono", embora sejam sempre utilizados nos treinos e competições.

ESTILOS DE KUNG-FU

 

GARRA DE ÁGUIA

Este estilo é inspirado nos movimentos da Águia em ataques contra suas presas. Assim como o estilo do Tigre, possui um longo treinamento para o fortalecimento dos dedos, só que com ênfase no polegar, indicador, médio e anelar, que adiantam-se curvados, formando o que aparenta ser a garra de uma águia. Em suas técnicas o estilo da aguia é especialista em torções, que na maioria das vezes antecedem um quebramento.

HISTÓRIA DO ESTILO GARRA DE ÁGUIA

A História do Garra de Águia começa com um garoto, órfão de pai, criado pela mãe viúva, Seu nome era O Fei.

Quando pequeno, O’Fei tinha um padrinho e professor chamado Chow, com o qual estudava caligrafia, literatura, matemática; Enfim, estudos em geral. Este professor foi aluno dos monges do Templo Shao Lin e além de outras coisas aprendeu diversas técnicas de Kung Fu, dentre elas os movimentos de Águia.

Naquela época não existiam escolas primárias. As crianças aprendiam as coisas básicas com os pais. Depois era contratado um professor particular, que lhes ensinaria todas as matérias. O’Fei começou os estudos com a mãe e os terminou com Chow, que o ensinou também os movimentos de Águia que havia aprendido com os monges Shao Lin. Em outras palavras, o estilo Garra de Águia tem origem no Templo Shao Lin, e foi aperfeiçoado por O’Fei, a quem chamamos de Fundador do Estilo Garra de Águia.

Já adulto, por volta de 1123 d.C., O’Fei tornou-se um General do exército chinês e treinava seus oficiais na prática do Kung Fu para que estes, por sua vez, ensinassem aos seus soldados. O’Fei foi um General bem-sucedido, excelente guerreiro, inteligente, disciplinado e justo.Após O Fei, coube ao monge Lai Tchin a responsabilidade de preservar a arte.

Lai Tchin, transmitiu o estilo para o Monge Tao Tchai, que ensinou ao Monge Fa San, que aprimorou o treinamento, acrescentando saltos e técnicas de perna, e também foi o primeiro monge a ensinar o estilo Garra de Águia fora do Templo Shao Lin, após o tempo de O’Fei.

Sob outro império Fa San ensinou à Lau Si Chang, natural de Hon Wen, norte da China. Lau Si Chang foi um dos maiores divulgadores do estilo Garra de Águia, pois também era general, e esses ensinamentos chegaram até o Grão-Mestre Lau Fat Moun, que passou ao seu discipulo Li Wing Kay, representante do estilo no Brasil desde 1971 quando chqgou aqui. Começou a praticar Kung Fu com sete anos de idade.

 

DEFESA PESSOAL

NOSSA ACADEMIA, TEM COMO OBJETIVO, FORMAR CAMPEÕES, MAS ANTES DE TUDO, QUEM TREINA ARTES MARCIAIS, APRENDE DEFESA PESSOAL, VENHAM,  FAÇAM UM TREINO COM A GENTE, E CONFIRAM.